Escolha um Município:  
 
 
 
                     
     
 
 
 

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
 
 
 
 
O MUNÍCIPIO
GALERIA DE FOTOS
HOTÉIS FAZENDA
HOTÉIS E POUSADAS
TURÍSMO RURAL
ECOTURÍSMO RURAL
GASTRONOMIA
PARQUES DE AVENTURA
ECO RESORT
CAVALGADAS
MELHOR IDADE
IMERSÃO DE INGLÊS
PONTOS TURÍSTICOS
AGÊNCIAS DE TURÍSMO
ROTEIROS TURÍSTICOS
TELEFONES ÚTEIS
COMO CHEGAR
DISTÂNCIAS
EVENTOS
AGÊNCIAS BANCÁRIAS
LOCADORA DE VEÍCULOS
ARTESANATO
BARES E BOATES
COMÉRCIO
LOCAIS PARA EVENTOS
NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
Bem-Vindo a Bom Retiro
 
O Município
 
 

Bom Retiro é a porta de entrada da região serrana, na BR 282

 

Para quem vem do litoral pela SC 282, Bom Retiro é a porta de entrada da região serrana. A história do município começou no final do século XVIII, quando o alferes Antônio Marques de Arzão foi incumbido de abrir uma estrada que ligasse São José, no litoral, a Lages, no planalto catarinense. Durante a obra, foram descobertas as terras que viriam a ser Bom Retiro. A cidade conta com um dos mais importantes empreendimentos turísticos de toda a região, a Fazenda São Sebastião.

 
 
Turismo
 
Durante muito tempo, Bom Retiro viveu da extração da madeira, especialmente a araucária. Hoje o forte de sua economia é a agropecuária. O município é o maior produtor de cebola da região do Planalto, o maior produtor de vime do Brasil e sua maçã-gala é considerada a de melhor qualidade no País. Criam-se grandes rebanhos de bovinos, suínos e caprinos, além de aves. Há ainda indústrias de extração e beneficiamento de madeira (pinus e eucalipto), fábricas de móveis, caixarias, roupas cosméticos e perfumes. O município está entre as cidades que formam o Caminho das Neves, que vai de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, até Bom Retiro. Suas paisagens belíssimas, avistadas dos morros que a cercam, garantem o sucesso do investimento turístico. Bom Retiro possui três confortáveis hotéis no centro da cidade. Para o turismo rural, a melhor opção é o hotel-fazenda Panelão.
 
 
Destaque
 
Calçada e Costão do Frade (pedra com a forma de um frade)
Campo dos Padres (a 1.827m de altitude), Morro da Cruz (vista panorâmica de toda a cidade).
 
 
A hístória
 
Em 1787, o governo instalado em Desterro, incumbiu o Alferes Antônio Marques Arzão, de abrir uma estrada que ligasse o litoral e o planalto. Partindo de São José, essa estrada atingiria Lages, tendo sido concluída em 1790. Durante a obra, foram descobertos os campos de Bom Retiro, cujo nome teria sido dado por Antônio Marques Arzão, que requereu terras neste local. Foi levantado, nas proximidades da localidade denominada Guarda Velha, o quartel de Arzão, capitão da cavalaria, onde num percurso de seis quilômetros construiu-se uma estrada feita de pedras de ferro, denominada “calçadas”, cujos vestígios ainda hoje são encontrados em meio a vegetação. Supõe-se que esse trabalho tenha sido feito por escravos. Entretando, devido ao abandono da referida estrada, deixando os campos falhos de comunicaões, o empreendimento colonizador fracassou. Só muitos anos depois é que a estrada foi reaberta com algumas mudanças em seu traçado, sendo assim, foi lento o povoamento de Bom Retiro, cujo Distrito foi elevado à categoria de Município pela lei Estadual n. 1408 de 04.10.22, no governo do Dr. Hercílio Pedro da Luz. Ao ser criado, o município de Bom Retiro foi desmembrado de uma parte do Município de Palhoça e uma parte do município de Lages, abrangendo uma superfície de 3.500 km2, tendo como sede a vila do mesmo nome. Sua instalação deu-se em 14 de janeiro de 1923. Ao longo de muitos anos, a economia de Bom Retiro esteve embasada na exploração de reservas florestais, sobretudo araucária. Mais tarde, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária. Os habitantes do lugar são identificados gentilmente como “bonretirenses”.Colonização Italiana e Alemã....
 
 

Formação Administrativa

 
Distrito criado com a denominação de Bom Retiro, pela lei municipal nº 501, de 07- 07-1920, subordinado ao município de Lajes e Palhoça. Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Retiro, pela lei estadual nº 1408, de 04-10-1922, desmembrado de Lajes e Palhoça. Sede no antigo distrito de Bom Retiro. Constituído de 2 distritos: Bom Retiro e Santa Tereza, desmembrado de Palhoça . Instalado em 12-01-1923. Pela lei municipal nº 21, de 08-12-1924, é criado o distrito de Águas Brancas e anexado ao município de Bom Retiro. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Bom Retiro, Águas Brancas, Santa Tereza e Salto Grande. Pela lei municipal nº 11, de 05-11-1923, é criado o distrito de Salto Grande do Rio Itajaí do Sul ou Generosópolis ao município de Bom Retiro. Por decreto estadual nº 153, de 25-08-1931, o distrito de Salto Grande do Rio Itajaí do Sul ou Generópolis passou a denominar-se simplesmente Salto Grande. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece com 5 distritos: Bom Retiro, Águas Brancas, Alto Perimbó, Salto Grande e Santa Tereza. Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Salto Grande passou a denominar-se Ituporanga e o distrito de Alto Perimbó a denominar-se Perimbó. Sob o mesmo decreto-lei o distrito de Santa Tereza passou a denominar-se Catuíra. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 5 distritos: Bom Retiro, Águas Brancas, Ituporanga, Catuíra e Perimbó. Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, desmembra do município de Bom Retiro os distritos de Ituporanga e Perimbó. Para formar o novo município de Ituporanga. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Bom Retiro, Águas Brancas e Catuíra. Pela lei municipal nº 80, de 09-10-1953, retificada pela lei estadual nº 217, de 09-05- 1955, é criado o distrito de Canoas ex-povoado e anexado ao município de Bom Retiro. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Bom Retiro, Águas Brancas, Canoas e Catuíra. Pela lei municipal nº 116, de 24-10-1956, é criado o distrito de Barracão ex-povoado, desmembrado do distrito sede de Catuíra e anexado ao município de Bom Retiro. Pela lei estadual nº 400, de 19-05-1959, transfere o distrito de Águas Brancas do município de Bom Retiro para o de Urubici. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Bom Retiro, Barracão, Canoas e Catuíra. Pela lei estadual nº 806, de 21-12-1961, desmembra do município de Bom Retiro os distritos de Alfredo Wagner ex-Barracão e Catuíra. Para Formar o novo município de Alfredo Wagner. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Bom Retiro e Canoas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001..
 
 
Economia
 
Sua economia está baseada na produção agricola : maçã, milho, vime, mel, cebola; agropecuária: pecuária e industrial: madeireira, cosmética. Sendo o maior produtor de vime e um dos maiores produtores de maçã do Estado.
 
 
Dados do Município
 
ÁREA: 1.055,50 km2  
POPULAÇÃO: 8.397 habitantes.  
ALTITUDE:  A média é de 890 m e a altitude máxima é de 1.827 m.
 
CLIMA: 
Mesotérmico úmido, sem estações secas com verões frescos, apresentando uma temperatura média anual de 15,6º com ocorrência de fortes geadas nos meses de junho/julho/agosto e precipitação média 1.386 mm/ano.
 
VEGETAÇÃO: Originalmente ocupada pela savana (campos), pela Floresta Ombrofila Mista Modera onde ocorrem principalmente a Mata Araucária (angustifólia) e a Floresta Atlântica, predominando, no entanto, vastas pastagens.
 
SOLOS:
As principais classificações são: cambisolos humicos, cambisolos, solos litólicos húmicos e solos lítólicos.
 
RELEVO:
É constituído de superfícies onduladas e montanhosas e serra geral.
 
GEOLOGIA
É constituída por rochas vulcânicas basálticas pertecentes a Formação Serra Geral e rochas sedimentares como arenitos, argilitos e siltitos.
 
Limita-se:
Ao Norte: Ituporanga, Otacílio Costa e Chapadão do Lageado.
Ao Sul:      Urubici e Rio Rufino.
Ao Leste: Alfredo Wagner e Anitápolis
Ao Oeste: Bocaina do Sul. 
 
GEOMORFOLOGIA:
Está situado nas seguintes unidades geomorfológicas:
Alto Rio Itajaí, Planalto dos Campos gerais e Planalto de Lages. 
 
RECURSOS HÍDRICOS:
Bom Retiro tem seu território localizado nas Bacias:
Rio Uruguai principalmente pela  Bacia do Canoas, e na Bacia do Leste pelo Rio itajaí Açu.
Os Rios que cortam o Município são:
Canoas, Soledade, Rio do Meio, Invernadinha, Barro Branco, João Paulo, Matador, Campo Novo, Paraíso da Serra, Ponte Alta.